Wednesday, November 23, 2005

Google News em Português


O motor de busca Google lançou recentemente o Google News em português. O formato já estva disponível há três anos em diferentes idiomas mas só agora o Google Notícias surgiu simultaneamente com edições para Portugal e Brasil, alargando para 24 o número de países que já têm o serviço à disposição.

Em news.google.pt encontramos uma selecção de notícias de mais de 200 fontes, incluindo as edições online de quase todos os principais órgãos de comunicação social portugueses. O conteúdo é actualizado a cada 15 minutos, o que não quer obrigatoriamente dizer que todos as secções vejam a sua selecção de notícias ser actualizadas nesse segmento temporal.
O agregador de notícias actua quase como o "jornal dos jornais", sem qualquer intervenção humana já que a selecção das notícias é feita automaticamente, através de um conjunto de algoritmos.
Sendo indiscutível que este espaço representa uma ferramenta útil para os consumidores de notícias online, já que concentra informação de diferentes fontes num só site, são inegáveis algumas imperfeições que o serviço ainda não corrigiu.
O facto de as edições portuguesas e brasileiras terem sido lançadas em simultâneo e as fontes a que ambas recorrem serem as mesmas originam erros de grafia como "Esportes" em detrimento do nosso Desporto ou, para incómodo português, ver as nossas notícias a co-existirem pacificamente com noticias d' A Folha Online ou d' O Estadão.
Também o aspecto pesado do site, com excessiva informação à disposição do leitor desprevenido, constitui uma ameaça à fluente usabilidade do serviço.
Apesar de pequenos erros de fácil correcção, o Google News parece-me já um ponto de visita obrigatório para os que procuram informação self-service. O utilizador tem a sempre agradável oportunidade de personalizar a página inicial e de ser facilmente transportado para a fonte original da informação.

Mais importante que a selecção personalizada, o facto de o utilizaador ter a oportunidade de confrontar vários órgãos de comunicação social e a forma com que os mesmos abordam as mesmas notícias parece-me a grande vantagem do serviço, e esse trunfo apresenta-o pela independência a qualquer linha editorial, económica ou politica.
Parece-me então que o consumidor de notícias online tem agora um ponto de partida para a sua pesquisa diária de informação. E não mais do que um ponto de partida, porque a notícia como a deseja encontra-a na fonte que, penso não estar enganado, não verá ameaçada a fidelidade dos seus visitantes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home