Thursday, November 10, 2005



A Online News Association anunciou no passado dia 24 de Setembro os nomeados para os prémios Online Journalism Awards 2005.
Num estilo muito Globos de Ouro, os nomeados estão divididos em diferentes categorias (General Excellence in Online Journalism, Breaking News, Online Commentary, Outstanding Use of Multiple Media e Student Journalism, só para citar alguns...) e são avaliados por um júri de nomes consagrados.
Entre os nomeados, e como qualquer português nos Globos de Ouro, tenho as minhas preferências e lamento as ausências inesperadas (o Washington Post ficou de fora e não se sabe bem porquê!).
Dentro da categoria General Excellence in Online Journalism, rendo-me perante o completo, isento e bem organizado BBC News. Agrada-me o grafismo simples e eficaz, o uso moderado de texto, as ligações oportunas, as actualizações constantes e o jornalismo incisivo sem roçar no sensasional. Outros possíveis vencedores como a CNN e o New York Times apresentam, na minha opinião, um modelo muito mais denso e confuso para o utilizador. O único sítio noticioso não americano entre os nomeados tem, fosse essa a minha função, um voto.
Não me podia referir a estes prémios sem destacar a categoria Outstanding Use of Multiple Media. Aqui encontramos excelentes trabalhos de investigação jornalistica dos quais destaco as reportagens A Husband Of Vibah e 25 Years Of Hip-Hop do St. Petersburg Times e Fort Loudrdale Sun Sentinel, respectivamente. O primeiro é um trabalho excelente acerca das mulheres indianas, extremamente completo, brilhantemente ilustrado e de um oportunismo jornalístico que merece aplausos. É, sem dúvida, um trabalho a não deixar de visitar. O 2º é um reportagem curiosa sobre os últimos 25 anos de Hip-Hop e disponibiliza-nos uma mesa de mistura para criar-mos o nosso próprio som, se para aí estivermos vocacionados. Não é muito completo mas o formato é inteligente e apelativo.
Uma última palavra para o trabalho Global Messengers da University of North Caroline. Pertence à categoria Student Journalism e baseia-se na apresentação de uma série de jovens atletas paralímpicos. É uma demosntração de força de vontade, graficametne bem produzida pelos alunos daquela universidade.Aguarda-se a coroação dos vencedores, certos de que muitos mais sítios poderiam intgrar esta lista já extensa de nomeados.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home