Thursday, November 10, 2005


Portugal com Internet aos soluços

Portugal é o país da UE com maior disparidade na utilização da Internet em função das habilitações dos cibernautas. Quem o diz é o mais recente estudo da Eurostat divulgado esta semana em Bruxelas.
Matematizando a questão, no primeiro trimeste de 2004 apenasa 14% dos portugueses que não completaram o 12ºano acederam à World Wide Web, enquanto 84% dos que possuem formação no ensino superior navegaram na rede. Os 70 pontos percentuais de diferença colocam Portugal no topo da UE quanto à disparidade na utilização da Internet. Curiosamente, é a Lituânia que regista o valor mais baixo nesta estudo da Eurostat, com 11 pontos percentuais.
O mesmo estudo revela que os utilizadores entre os 16 e 74 anos constituem 29% do total da população portuguesa enquanto que na Europa os números disparam para 47%.
As descrepâncias de valores fica a dever-se, segundo a Eurostat, à ausência de infraestruturas para aceder à Internet, à falta de estímulos para utilizar as novas tecnologias e ao pouco conhecimento informático.
Seja a Internet o futuro e Portugal muito terá de correr para deixar de ser o passado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home